ERP: o que é e porque seu negócio deve utilizar

6 de dezembro de 2022

‘’Mais controle sobre os fluxos do negócio e mais lucratividade’’. Claro, são muitas as opções de softwares no mercado, de alguns mais simples, focados na área comercial, funcionando quase que como um CRM, até outros mais robustos, que abraçam toda a estrutura da empresa, dos insumos às vendas. Hoje, muitos sistemas ERPs ainda correm atrás de atuarem com os sistemas de vendas em recorrência, que são cada vez mais comuns. O Atmos ERP, produzido pela FRG, embarca isso tudo. 

Ao tomar proveito das atuais tecnologias, o negócio tem um melhor aproveitamento da força de trabalho e processos, endossando os resultados. Saiba mais sobre esse tipo de solução, quais as vantagens ao aplicá-la e como tornar este um processo presente na sua empresa.

Vamos começar do começo: O que é um sistema ERP? ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning que, na tradução livre, significa Sistema de Gestão Integrado. Esse tipo de sistema é uma forma de planejar e acompanhar os recursos e processos empresariais através de ferramentas, softwares e plataformas pensadas para tal, em busca da facilitação da gestão completa. Isso envolve o financeiro, os recursos humanos, a produção, a logística, o processo de vendas – e diversas outras áreas da empresa.

Legal. Porém, parece complexo, sim? Com certeza, sim, porém, a complexidade está toda na estrutura, fazendo com que a interface do usuário seja simples, intuitiva e lógica, facilitando a gestão da empresa. Um sistema ERP entrega a possibilidade de gerenciar todas as áreas do negócio de maneira integrada. De acordo que a tecnologia avança, os sistemas ERPs também amadurecem, com os algoritmos atualizados constantemente, envolvidos com tecnologias em nuvem (cloud computing) e machine learning, tornando a experiência mais customizada à maneira do cliente, com personalizações e automação de processos.

E na prática, como é? Com esse tipo de sistema centralizado e integrado em mãos, as empresas podem acompanhar diversos setores e os fluxos de trabalho entre eles.  Isso possibilita a melhora na produtividade, a facilidade e a segurança no compartilhamento e acesso de dados, a conexão com parceiros e clientes e a atualização dos dados em tempo real, de qualquer lugar.

Os sistemas mais robustos integram toda a estrutura base do negócio, como: finanças, logística, Gestão de RH, estoque e suprimentos, marketing e vendas. Cada vez mais comum, o modelo comercial com base em recorrência de vendas, ainda se faz um desafio para muitos sistemas ERPs. O Atmos ERP, ferramenta ERP produzida pela FRG, está parametrizado para vendas recorrentes. 

VANTAGENS DO ERP: SEU NEGÓCIO DEVE UTILIZAR

AUTOMAÇÃO

Tarefas de repetição, burocráticas e simples podem ser realizadas pelos sistemas ERP. Inclusive, tais processos são feitos de forma automática, com padronização e agilidade, de maneira que os colaboradores possam assumir outras atividades na empresa.

REDUÇÃO DE CUSTOS

O investimento em um sistema ERP demanda recursos, dos financeiros aos pessoais. Porém, a médio e longo prazo, a empresa ganha com a facilidade dos processos, o acesso ágil aos dados de negócios, a produtividade das equipes e, por consequência, a satisfação do cliente. E ainda, através de um sistema integrado o controle de estoque, demanda e caixa da empresa é mais refinado. A previsão financeira é mais segura e a tomada de decisão é embasada por dados.

FLUXOS COMERCIAIS

Com maior controle do estoque e dos processos de vendas, a empresa também identifica melhor os investimentos e pontos de melhoria necessários. A identificação sobre os produtos e serviços com melhor retorno, por consequência, se faz facilitada.

TRANSPARÊNCIA E SEGURANÇA DE DADOS

Com os dados atualizados em tempo real, centralizados e protegidos, aumentam os fatores como transparência e segurança dos dados. 

INTEGRAÇÃO

Com todos os departamentos trabalhando com uma única plataforma, é muito mais fácil criar e manter o diálogo e o trânsito de informações entre os setores, como compras e financeiro, ou marketing, vendas e logística, como exemplos.

Com os dados da empresa consolidados, permite-se verificar os resultados gerais e o alinhamento de cada setor com os objetivos e desafios do negócio.

DIMINUIÇÃO DE FALHAS

Com a padronização dos processos e a automação de tarefas, o espaço para o erro é diminuído. Os dados e históricos também ficam armazenados em um único lugar. Outra vantagem: mesmo nos casos mais raros de erros, é possível identificar onde está a falha e corrigi-la no processo geral.

AUXÍLIO ÀS TOMADAS DE DECISÕES

Como já comentamos, um sistema ERP fornece informações centralizadas, integradas, atualizadas em tempo real, auxiliando na tomada de decisão de forma estratégica.

Com um sistema completo, as métricas são monitoradas, as perdas e erros são corrigidos, os investimentos são melhor visualizados e o desempenho do negócio é visualizado de forma mais eficiente.

Agora que já está por dentro sobre quais vantagens um ERP pode levar para a sua empresa, que tal falar com nosso time comercial? Clique aqui e conheça o Atmos ERP. 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Artigos Relacionados
© 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.